Caxito – O comandante da Força Aérea sul-africana, tenente-general Wiseman Simo Mbambo, homenageou, quarta-feira, na fazenda Santa Fé, município dos Dembos, província do Bengo, os soldados do Congresso Nacional Africano (ANC) tombados nesta localidade, em 1987.
Depois da deposição de uma coroa de flores num dos túmulos dos ex-militares do ANC, o oficial general sublinhou que a história continua viva e rejuvenescida.
“Faz 35 anos desde que a tropa sul-africana abandonou esta parcela do território angolano, mas a história continua viva e rejuvenescida”, sublinhou, frisando que o Governo do sul-africano jamais se esquecerá dos bravos combatentes que deram as suas vidas para o bem-estar da nação, ao lutarem contra o regime do apartheid.
Disse que está em Angola para o reforço das relações bilaterais e com o propósito de visitar à ex-base militar das tropas do Congresso Nacional Africano (ANC).
Em 2018, Governo da África do Sul anunciou a pretensão de trabalhar com o Executivo angolano na construção de um memorial e algumas infra-estruturas sociais para as comunidades locais, em jeito de reconhecimento pelo carinho e solidariedade prestados aos seus compatriotas.
No município dos Dembos, situado a cerca de 180 quilómetros a norte da cidade de Caxito, capital da província do Bengo, o comandante foi acompanhado pelo vice-governador provincial do Bengo para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro. FS/IF