Luena – O delegado provincial do Interior, Dias do Nascimento, reafirmou, esta quinta-feira, no Luena, a prontidão dos efectivos no combate aos crimes transfronteiriços na região.
O comissário, que falava à imprensa no quadro da celebração dos 44 anos do Ministério do Interior (MININT), que hoje, 22, se assinala, reiterou que os efectivos deste órgão vão continuar a ser contundentes com qualquer prática de crimes de violação contra as fronteiras nacionais.
De acordo com o também comandante provincial da Polícia Nacional no Moxico, muitos cidadãos continuam a enveredar para práticas de contrabando de combustíveis, recorrendo em caminhos fiotes para o transporte deste produto.
Dias do Nascimento desencorajou igualmente a evolução de casos de homicídios na região, principalmente contra pessoas idosas, por crença no feiticismo.
Dados apontam que a província do Moxico regista, anualmente, cinco a 10 casos de suicídios, por causas diversas.
Apesar disso, considerou a segurança pública na província como estável, apelando aos cidadãos a denunciarem cenas de crimes nas comunidades.
Informou que de Janeiro até a presente data, a PN registou 240 crimes de natureza diversa no Moxico, tendo desmantelado seis grupos de marginais,
A província situa-se no Leste de Angola, fazendo fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), por via do município do Luau e com a Zâmbia, por via do município do Alto Zambeze e Bundas.
Calcula-se que nos últimos 12 meses mais de sete mil cidadãos estrangeiros entraram ao país, tendo sido deportado, pelo Serviço de Migração Estrangeira (SME), 110 pessoas da República Democrático do Congo (RDC), zambianos, vietnamitas e um queniano que residiam ilegalmente.
O Ministério do Interior foi criado a 22 de Junho de 1979 LTY/TC/YD