Huambo – O comandante da Polícia Nacional na província do Huambo, comissário José Fernando Mação, avaliou, esta noite, o nível de segurança pública dos bairros Camussamba e Sassonde II, no âmbito do asseguramento da passagem de Ano.
Nestes bairros, ambos na periferia da cidade do Huambo, o também delegado do Interior ouviu as preocupações da população relacionadas com a necessidade de haver mais presença policial, tendo em conta o número de ocorrências criminais, entre assaltos, furtos e roubos.
Durante a conversa com as comunidades, o comissário José Fernando Mação prestou esclarecimentos sobre as medidas de segurança que devem ser tomadas, de forma conjunta, para a prevenção da criminalidade.
Em declarações à imprensa, o comandante da Polícia Nacional no Huambo disse ter controlo da situação da segurança pública na província do Huambo, numa altura em que tem todo o efectivo mobilizado e pronto para assegurar, de forma condiga, a passagem de Ano.
Afirmou que a situação está controlada, não obstante o registo, até ao momento, de dois crimes, intra-muros, um dos quais ocorrido no município da Caála, onde o marido espancou a esposa até a morte, alegadamente por crença ao feiticismo.
Por isso, pediu maior colaboração da população junto às forças policiais e a denunciar toda acção criminosa, incluindo àquelas que acontecem longe da alçada da Polícia Nacional (intra-muro).
Noutra vertente, disse ser necessário reforçar o policiamento comunitário e de proximidade, por via do patrulhamento apeado e alto, para além do trabalho de sensibilização de todas as comunidades, com foco na colaboração com as forças policiais, para melhor estarem direccionadas.
O comissário José Fernando Mação sinalizou a importância da revitalização da Brigada de Segurança Escolar, na perspectiva de impedir toda e qualquer acção criminal que venha ocorrer no perímetro escolar, para que a comunidade estudantil e não só tenham a tranquilidade desejada.
Paralelamente, comandante sensibilizou os automobilistas a terem uma condução prudente, durante a transição de Ano, para evitar casos de acidentes de viação, sobretudo, motivados pelo consumo de bebidas alcoólicas. ALH