Dundo - O segundo comandante provincial da Polícia Nacional na Lunda Norte, Francisco Costa Calala, apelou esta quarta-feira, os efectivos da corporação a evitarem o uso de forças ou violência, durante a acção policial, respeitando os direitos humanos.
O oficial fez este apelo duranta a abertura das comemorações do 47° aniversário da Polícia Nacional, a comemora-se a 28 deste mês, sublinhando que a missão deste órgão é garantir segurança, tranquilidade e não provocar sentimentos de medo e intimidade no seio da população.
Acrescentou que a garantia dos direitos e liberdades dos cidadãos, a prevenção e combate a criminalidade, protecção dos bens, constituem as principais missões da Polícia Nacional.
Segundo o responsável, a capacidade de resposta da Polícia Nacional deve acompanhar a evolução das sociedades, onde os cidadão estão cada vez mais conscientes dos seus direitos e deveres.
A jornada comemorativa do 28 de Fevereiro, reserva a plantação de mil árvores de diversas espécies, uma campanha de doação de sangue aos hospitais Materno Infantil, Bernardino Camanga, Hospital Central do Dundo e municipais, visita a Central hidroeléctrica do Luachimo.
O programa contempla uma campanha de sensibilização sobre a sinistralidade rodoviária, torneio de xadrez, entre outras actividades. CMC/HD