Ondjiva - O Delegado do Interior e Comandante da Polícia Nacional na província do Cunene, comissário Alberto Paulo, exortou, esta terça-feira, aos efectivos no sentido de evitarem excesso na actuação, devendo primar em primeira instância na acção pedagógica.
O comissário Alberto Paulo falava durante a formatura geral de asseguramento da quadra festiva, onde estão mobilizados mais três mil efectivos dos diferentes órgãos que conformam o Ministério do Interior, Forças Armadas Angolanas, Empresas de Segurança Privada, que têm ao dispôr perto de 700 meios técnicos e tecnológicos.
Na ocasião, considerou ser fundamental que as forças hajam de forma pedagógica, fazendo uma segurança diferente e compatível para conquistar cada vez mais a confiança dos cidadãos.
“Devemos ir a rua bem dispostos para poder assegurar às famílias e reprimir aqueles que pretendem alterar a ordem, sem no entanto agir de forma agressiva, mas mobilizá-los para garantirmos uma segurança pública harmoniosa durante a quadra festiva”, sustentou.
O comandante alertou aos agentes reguladores de trânsito a primarem pela prevenção contra sinistralidade rodoviária, primando pela paciência, prudência e controlar aqueles com tendência de conduzir em estado de embriaguez.
Sublinhou ainda a necessidade da Polícia de Guarda Fronteira e os Serviços de Migração Estrangeiro a trabalharem em conjunto, no sentido de evitar o cometimento de crimes transfronteiriços e da inviolabilidade do perímetro fronteiriço.
Aos órgãos de Protecção Civil e Bombeiros, orientou a controlar os incêndios que têm sido uma constante nesta fase do ano, assim como as medidas de prevenção contra afogamentos.
O comandante aconselhou ainda aos cidadãos a manterem-se calmos, denunciar os malfeitores, evitar circular fora de hora e locais inseguros para não perigar a vida.
Assegurou que a polícia está na rua para garantir a segurança, mas o importante é que a população colabore na prestação de informações dos indivíduos que pretendem alterar a ordem e tranquilidade pública.
Por sua vez, o porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros no Cunene, Andrade Hamba exortou as famílias a primarem pelo manuseio correcto de objectos inflamáveis durante a quadra festiva.
De realçar que municípios Cuanhama, Namacunde e Ombadja constituem áreas mais acentuados em termos de crimes a nível da província do Cunene.FI/LHE/SEC