Luanda - O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) anunciou, nesta quarta-feira, a realização, em 2021, do Fórum Nacional da Juventude.
O Fórum Nacional da Juventude, marcado para o primeiro trimestre de 2021, será o culminar de um processo de auscultação aos jovens de todo o país, sendo repartido em várias fases, desde municipal, provincial e nacional.
Para tal, a direcção da organização juvenil criou um grupo técnico que vai recolher preocupações e as principais contribuições dos jovens, a fim de serem apresentadas no conclave.
Segundo o presidente do CNJ, Isaías Kalunga, que falava à imprensa, à margem de um encontro, o grupo técnico tem 15 dias para receber as contribuições das organizações juvenis.
Conforme o líder juvenil, o objectivo é realizar diálogos nas comunas, distritos, municípios e províncias, envolvendo os jovens numa abrangente frente de concertação nacional.
O primeiro Fórum Nacional da Juventude realizou-se em 2013, que culminou, entre outras, com orientações sobre a necessidade de o Estado facilitar a aquisição de habitações aos jovens, acesso aos terrenos estruturadas para a auto-construção dirigida.
O fórum havia, igualmente, recomendado a clarificação e divulgação das regras de aquisição de casas nos projectos habitacionais dos municípios, bem como o controlo na comercialização dos imóveis.