Caxito – O Conselho Nacional da Juventude, CNJ, apresentou, nesta terça-feira, em Caxito, ao governo do Bengo, um projecto que visa a criação de uma Cidade Agro-pecuária para a Juventude, a ser lançado, brevemente, na comuna do Kicabo, município do Dande.
Orçado em 455 milhões de Kwanzas, o projecto conta com o financiamento do Fundo de Apoio Desenvolvimento Agrário (FADA).
A iniciativa será implementada num área de 300 hectares, 15 dos quais reservados à edificação de 180 moradias de tipologia T1, e equipamentos sociais.
O projecto reserva uma quota de 75 por cento para os jovens do Bengo e 25% para jovens de outras regiões do país com formação no ramo agro-pecuário.
A governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, disse que o projecto vai trazer mais-valia para os jovens da província e garantiu o apoio do governo local na sua implementação.
O director provincial da Agricultura do Bengo, Faustino Ngonga, anunciou que será instalado no projecto uma escola de campo e alguns campos de experimentação da cultura do arroz, milho, soja e feijão.
A Cidade Agro-pecuária da Juventude visa incentivar e fomentar a produção agro-pecuária no seio da juventude. CJ/IF