Caxito – O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) assinou, este sábado, em Caxito, província do Bengo, um memorando de cooperação com o Grupo Edson Drov´s limitada, para a absorção da produção das cooperativas do círculo da indústria transformadora que fazem parte do Programa Juvenil de Apoio à Produção Nacional (Projapron).
O memorando foi rubricado pelo presidente do CNJ, Isaías Calunga, e o proprietário do Grupo Edson Drov´s, Edson de Carvalho, com o objectivo de permitir a criação de 2.500 empregos directos para jovens .
Isaías Calunga disse que a fábrica de processamento de tomate e banana do Bengo será um apêndice de apoio para todos os jovens do país que estejam agregados a cooperativas ou de modo individual.
Disse ainda que o Programa Juvenil de Apoio Projapron gerou, desde 2020, cerca de 26 mil empregos.
"Temos no Projapron a estratégia onde os jovens se revêem a nível do empreendedorismo", disse.
O proprietário do Grupo Edson Drov´s, Edson de Carvalho, referiu que a fábrica de processamento de tomate e banana e o entreposto frigorífico foram adquiridoqs no âmbito do Programa de Privatizações (PROPRIV) e poderá começar a funcionar em Julho deste ano.
“Investimos cerca de mil milhões de Kwanzas e até a conclusão do projecto serão investidos entre 7 a 8 mil milhões de Kwanzas para a reestruturação, apetrechamento, melhoramento e inovação da unidade fabril”, esclareceu o proprietário do Grupo Edson Drov´s, Edson de Carvalho.
Instalada em 2012 na localidade da Açucareira, a fábrica de processamento de tomate e banana foi projectada para uma produção de 800 quilogramas por hora e inclui uma linha de transformação de banana, para banana desidratada, na forma de “chips” e outra de processamento de tomate que prevê produzir cerca de 5 toneladas/hora de concentrado e massa de tomate .
Por conta da sua inoperância, foi incluída na lista de unidades que o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) vendeu, por via do Programa de Privatizações (PROPRIV) para reduzir o peso do Estado na economia.