Saurimo - Quatro mil milhões e 129 milhões de kwanzas é o valor da dívida acumulada em 2024, pelos clientes da Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE), na Lunda-Sul.
A informação foi prestada esta segunda-feira, pelo director da ENDE na Lunda-Sul, Cristiano Santana, realçando que em comparação com o ano 2023, registou um aumento de mais de 800 milhões na dívida.
O responsável fez saber que no ano transacto, os clientes devedores pagaram à empresa 719 milhões 966 e mil kwanzas.
Para recuperar os valores e facilitar os devedores, disse que a ENDE tem estado a sensibilizar os clientes para a negociação da dívida e possibilita-los a pagar de forma faseada.
Por outro lado, reconheceu os investimentos que o Governo da Lunda-Sul tem feito no sector energético, o que tem contribuído efectivamente na expansão da distribuição da energia da rede pública, reiterando o apelo para o cumprimento das obrigações por parte dos clientes.
Actualmente, a ENDE controla cerca de 32 mil e 809 clientes, dos quais 20 mil no sistema pós-pago.
A província da Lunda-Sul, que tem nas centrais térmicas do Nhama e Txicumina, com 20 e 19.6 megawatts, respectivamente, como as principais fontes de produção e distribuição de energia elétrica, tem uma taxa de electrificação na ordem dos 62 por centos.MG/JW/HD