Mbanza Kongo – Setenta milhões, 522 mil e 208 Kwanzas é o valor da dívida acumulada dos clientes dos municípios de Mbanza Kongo e Soyo para com a Empresa Pública de Água e Saneamento do Zaire (EPASZ), de Janeiro de 2021 a Maio deste ano.
A informação foi prestada sexta-feira, à ANGOP, em Mbanza Kongo, pelo coordenador da comissão instaladora da EPASZ, Diasonama Nsoki, explicando que do montante em dívida, mais de 30 milhões de Kwanzas pertencem as instituições públicas.
De acordo com o responsável, a dívida está a inviabilizar a implementação de outras acções nessas duas circunscrições, com realce para a expansão da rede de distribuição de água aos bairros em falta.
Para se inverter essa tendência, Diasonama Nsoki aventa a possibilidade de a sua empresa proceder ao corte no fornecimento de água aos devedores, até a liquidação total do passivo.
A Empresa de Águas do Zaire controla, actualmente, dois sistemas de captação, tratamento e distribuição desse líquido, sendo um em Mbanza Kongo e outro no município do Soyo.
Um total de 63 mil 133 habitantes beneficia do fornecimento de água potável nos dois municípios.