Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Famílias disputam adopção de recém-nascido jogado ao lixo no Luena

     Sociedade              
  • Moxico • Segunda, 21 Agosto de 2023 | 14h45
Recém nascido jogado no lixo em disputa para adopção
Recém nascido jogado no lixo em disputa para adopção
Kinda Kyungu - ANGOP

Luena – Cinco famílias estão a disputar a guarda de um recém-nascido de sete dias de idade, que foi encontrado, recentemente, numa lixeira, cujo acto é atribuído à mãe da menina, no bairro Zorró, arredores da cidade do Luena (Moxico).

O recém-nascido, de 3.5 kgs à nascença, foi encontrado na lixeira pela população que alertou o corpo de bombeiros, e, este, encaminhou-o à Maternidade Provincial do Moxico, onde está a ser assistida, na secção de neonatologia.

Enquanto se espera pela detenção da mãe profóga por parte do SIC, já no encalço da situação, cinco famílias decidiram adoptar o bebê, que recupera satisfatoriamente naquele hospital especializado.

Embora seja previsto por lei, o processo de adopção requer o cumprimento rigoroso de vários pressupostos legais e administrativos. 

Sobre esse processo, o chefe de departamento da Acção Social da Direção Provincial da Acção Social e Igualdade do Gênero, José Luciano Mazeze, disse à ANGOP que as cinco famílias candidatas vão observar alguns critérios para a conclusão do processo.

Entre eles, disse, far-se-á inquéritos sociais junto das famílias interessadas para se aferir a que oferece melhores condições  para a tutela do recém-nascido de forma temporária ou definitiva.
Consta ainda, no roll dos requisitos, ter um agregado familiar reduzido, renda familiar, residência confortável e fixa  e a idoneidade (condições afectivas e de atracção para o acolhimento).

Sem avançar datas, Mazeze avançou que o processo inquisitivo está em fase conclusivo para ver quem poderá  acolher o menor  dentro da avaliação feita.

Questionado se casos do gênero são frequentes, o responsável disse que acontece de forma isolada, porém, nos últimos cinco anos a Acção Social registou quatro crianças recém-nascidas abandonadas pelas mães.

INAC FISCALIZA PROCESSO

A chefe de secção da Administração e Serviços Gerais  do Instituto Nacional da Criança (INAC), no Moxico, Alzira Tengo, afirmou que a instituição acompanha com serenidade a situação, pois faz parte da comissão multi-sectorial para realização do inquérito de adopção do recém nascido.

Relativamente a recorrência de casos iguais, precisou que esse é o segundo registado desde 2018. Porém, 20 crianças maiores de dois anos foram abandonadas nesse período.

Recém-nascido com prognóstico animador 

O prognóstico do recém-nascido é promissor, segundo a chefe da secção de Neonatologia da Maternidade Provincial do Moxico (MPM), Joláida Barnabé.

Com diagnosticado de hipotermia (baixa temperatura) e lesão no músculo, devido ao manuseio incorrecto do bebê durante a remoção da lixeira, Joláiada Barnebé assegurou que o recém-nascido "está fora de perigo".

SIC ainda sem rastos da progenitora

Para se responsabilizar a autora do crime público e evitar-se futuros casos do gênero, o porta-voz do Serviço de investigação Criminal (SIC), no Moxico, Elisiário dos Passos, disse que a instituição está a desenvolver diligências e está "optimista em fechar-se" o caso o mais brevemente possível.

Sociólogo quer mais empregos para se combater o fenômeno 


Para o sociólogo Gino Sambuquila Cazeca, o fenómeno está a crescer devido a degradação da estrutura de  apoio às famílias, perda de valores e  solidariedade, além do atraso no desenvolvimento económico e social.

Disse que o Moxico é uma das províncias com índice de pobreza e desemprego elevado a nível do país, o que de alguma forma contribui, significativamente, para aumento de casos do género.

Para que se reduza o fenómeno, sugeriu que o governo, junto das instituições de direito, melhore os programas de combate à fome e à pobreza, assim como a criação de medidas para  empoderar as mulheres e políticas de empregabilidade.


A seu ver, a integração das famílias e o  investimento na sociedade, é a única forma de reduzir a propagação deste mal que ajuda na desestabilização de muitas famílias. ISAU/LTY/YD





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+