Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

CIMETOX regista 20 casos de mordeduras de serpentes

    Angop logo
     Sociedade              
  • Malanje • Quarta, 19 Fevereiro de 2025 | 19h34
Moxico: Picada de Serpente
Moxico: Picada de Serpente
Divulgação

Malanje- Pelo menos 20 casos de mordeduras de serpentes, foram registados pelo Centro de Informação em Medicamento e Toxicologia (CIMETOX) da Faculdade de Medicina de Malanje, durante o mês de Janeiro a presente data.

A informação foi dada hoje à ANGOP, pelo técnico de laboratório clínico-toxicologico da Faculdade de Medicina, Domingos Pedro Cassange à margem do encerramento da Feira multisectorial da Administração Municipal de Malanje, que prestou serviços grátis de saúde, justiça e outros.

Sem precisar detalhes, o técnico realçou que os pacientes vítimas das mordeduras receberam informações no CIMETOX e foram encaminhados em unidades sanitárias para a assistência e cuidados que se impõe diante de picadas de animais peçonhentos.

Relativamente a Feira, Domingos Cassange precisou que o evento serviu para divulgação a existência e da importância do Centro, o que poderá ajudar doravante os cidadãos a recorrer ao mesmo em caso de mordedura de serpente e intoxicação.

Durante o evento, que teve a duração de três dias, foram expostas amostras de serpentes venenosas e distribuídos folhetos com informações sobre como identificar as serpentes venenosas e os passos a se dar em caso de picada de cobras.

A par disso, foram encaminhados alguns cidadãos ao CIMETOX para atendimento de certos casos.

Enquanto isso, a chefe de Secção de Saúde Pública do município de Malanje, Maria Filipe disse que o certame correspondeu as expectativas, na medida em que foram atendidos muitos munícipes em consultas de várias especialidades da medicina e distribuídos medicamentos, assim como foram transferidos determinados casos ao Hospital Municipal.

Entretanto, apelou para a adesão de Feiras do género e evitar recorrer as unidades sanitárias após o agravamento das doenças, sobretudo a malária e as de fórum hídrico, devido ao surto de cólera que afecta o país.

Alertou que a cólera é uma doença de fácil prevenção e também de fácil contágio, que pode levar o paciente rapidamente a morte, por isso urge o acatamento das medidas profiláticas, como a lavagem regular das mãos com água e sabão, higiene colectiva e individual e o tratamento da água para beber.

A par da saúde, a Feira prestou também aos cidadãos, consultas grátis de apoio juridico, registo civil, atribuição de assentos de nascimento, serviços bancários, da Administração Geral Tributária (AGT), do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), entre outros.

A actividade enquadrou-se nas comemorações dos 93 anos da cidade de Malanje, assinalados a 13 deste mês, desde que foi elevado à essa categoria, pelo então primeiro governador da província angolana ultramarina, Veríssimo Sarmento, através do diploma legislativo número 313, de 13 de Fevereiro de 1932. NC/PBC





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+