Luanda- A cidade de Luanda, capital de Angola, assinou, quinta-feira, um acordo de geminação com a cidade de Busan, da Coreia do Sul, visando a troca de experiência na gestão das duas metrópoles.
Segundo uma nota de imprensa distribuída hoje, sexta-feira, à ANGOP, o acordo foi rubricado, na cidade de Busan, pelo Governador Provincial de Luanda, Manuel Homem, e o Prefeito da cidade sul coreana, Park Hyung-joon.
O pacto de geminação é sequência do acordo de intenção assinado no dia 2 de Março do ano em curso em Luanda, entre as partes.
O mesmo prevê a articulação com os municípios, bem como a implementação das políticas do sector e supervisão da gestão das escolas do ensino primário, secundário, de formação de professores, institutos médios e politécnicos.
Inclui, também, a monitorização de infra-estruturas urbanas, incluindo transportes, energia, telecomunicações e saneamento.
A carta de intenções propõe, também, que as partes promovam o intercâmbio por meio de organização de reuniões entre servidores e funcionários de ambos os lados.
As autoridades de Luanda e de Busan são chamadas a facilitar o intercâmbio de delegações, no âmbito de conferências, eventos, seminários, feiras, exposições, bem como actividades que se desenvolvam com a finalidade de alcançar o objectivo proposto na carta de intenções para geminação, disponibilizando meios técnicos e humanos.
O acordo abarca ainda a gestão de infra-estruturas, saneamento, macrodrenagem e ambiente.
Busan é a segunda maior cidade da Coreia, um centro de logística marítima no nordeste da Ásia, com seus mega-portos de classe mundial e uma porta de entrada para o continente euro-asiático. LIN/ART