Huambo – Dois cidadãos nacionais foram detidos, há dias, pela Polícia Nacional, após serem flagrados a vandalizar equipamentos eléctricos da centralidade Halavala, no município do Bailundo, província do Huambo.
O projecto habitacional, inaugurado em Maio de 2022, pelo Presidente da República, João Lourenço, dispõe de três mil e cinco residências do tipo T3, com prédios de quatro pisos, com oito apartamentos/cada, moradias de um e dois pisos, respectivamente, para além de 210 lojas, numa de área de aproximadamente 100 metros
A informação foi prestada, esta terça-feira, à imprensa, pela chefe do departamento de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional na província do Huambo, inspector-chefe Carla Solange Jovany, ao referir tratar-se de cidadãos de 17 e 20 anos, respectivamente.
Referiu que os implicados foram flagrados pela Polícia Nacional na última quinta-feira (16) durante a calada da noite a retirarem 10 lâmpadas com os respectivos candeeiros, dois disjuntores e 11 placas numéricas das portas em algumas moradias.
Carla Solange Jovany explicou que a detenção por crimes de furto e vandalismo de bens públicos, ocorreu mediante um trabalho de patrulhamento na referida centralidade, que permitiu flagrar os cidadãos a retirarem os meios eléctricos de iluminação do projecto habitacional
Adiantou que os implicados estarão presentes nos próximos dias a um magistrado Ministério Público, para sua responsabilização criminal.
Apelou à contínua colaboração da população na denúncia de todas as acções à margem da Lei, para maior segurança da população nas comunidades urbanas e rurais.
A centralidade Halavala é o terceiro na província do Huambo, depois do Lossambo, à disposição desde 2017, com 2009 moradias, ocupadas por mais de 14 mil pessoas, e Fernando Faustino Muteka (município da Caála), aberta ao público em 2020, com 4001 residências e uma previsão para albergar 28 mil moradores. ZZN/JSV/ALH