Lubango- Um cidadão de 48 anos de idade foi detido pela Polícia Nacional (PN), suspeito de matar o seu irmão de 65 anos de idade, no município de Chicomba, província da Huíla, por desavenças relacionadas com o consumo de bebidas alcoólicas durante um convívio.
A informação foi avançada pelo porta-voz da PN na Huíla, inspector-chefe José Nongava, referindo que o crime de homicídio qualificado ocorreu pelas 22 horas, desta terça-feira, no sector do Quê, bairro 4 de Fevereiro, na casa da vítima, durante um convívio.
Explicou que a vítima impedia o irmão para não consumir bebidas alcoólicas por motivos de saúde, em troca de palavras, ambos entraram em desavenças e, furioso, o suspeito pegou num "purrinho" e desferiu vários golpes na região do tórax, causando a morte imediata do irmão no local.
Ainda durante o dia em causa, segundo a fonte, detiveram seis cidadãos, com idades compreendidas entre 17 e 20 anos, por suspeitas de associação criminosa, falsificação de comprovativo de transferência e burla qualificada.
“A detenção ocorreu nos bairros da Mitcha e Lucrécia, após denúncias dos moradores que, segundo os mesmos, os implicados compravam artigos, cujo os pagamentos eram feitos por via de transferência online, mas estas não se reflectiam na conta bancária dos beneficiários”, acrescentou.
José Nongava manifestou que tais crimes da suposta associação criminosa já aconteceu em Dezembro de 2024, onde os presumíveis autores dirigiram-se em três boutiques, no bairro Comercial, onde subtraíram roupas no preço de 216 mil kwanzas, e dois dias depois as lesadas perceberam que as transferências feitas pelos supostos compradores eram falsas.
PN apreende 100 quilogramas de liamba
José Nongava ressaltou que fruto de uma micro operação realizada nos bairros A Luta Continua e Lucrécia, com a finalidade de prevenir e combater acções delituosa, o efectivo apreendeu 100 quilogramas de cannabis, mais conhecido por liamba
Segundo a fonte, a erva estava para ser comercializada no mercado informal da ''Sofrio'', na zona conhecida por Boquinha, onde flagraram dois cidadãos numa motorizada com o produto, tendo os implicados se colocado em fuga, após notarem a presença da PN, abandonando a referida droga no local. EM/PLB