Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Cidadão sobrevive após 24 horas com facada no olho

     Sociedade              
  • Luanda • Terça, 26 Setembro de 2023 | 12h56
Fachada do edifício do do Hospital Josina Machel
Fachada do edifício do do Hospital Josina Machel
Divulgação

Luanda - Um cidadão de 21 anos, proveniente da província do Zaire , sobreviveu após 24 horas de viagem com uma faca no olho direito, tendo sido submetido a uma cirurgia, no hospital Josina Machel.

O paciente,  vítima de agressão,  deu entrada no hospital por volta das 22 horas do dia 24 do corrente mês com um trauma ocular penetrante.

A cirurgia, que durou cerca de 5 horas, foi feita com sucesso , e o paciente encontra-se estável, sob vigilância médica, assegurou, esta terça-feira à ANGOP, o cirurgião de maxilo facial , Agnelo Luemba.

O paciente perdeu bastante sangue durante o trajecto do Zaire à Luanda , mas apesar disso saiu salvo do bloco operatório .

Agnelo Luemba explicou que a faca entrou no orifício ocular direito e passou pelo seio maxilar e quase apanhava uma parte do crânio .

O especialista declarou que a  faca, que aderiu com bastante profundidade as estruturas ósseas do paciente, apresentava aproximadamente uns 30 a 50 centímetros.

Durante a cirurgia, esclareceu , foi  feito  um acesso intraoral e descolado toda fossa nasal, seguido de  um tamponamento posterior na área nasal.

A intervenção envolveu uma equipa multidisciplinar entre anestesistas, maxilo facial e oftalmologista.

Segundo a médica oftalmologista , Rosa Fernandes, na área oftalmológica  foi feita uma evisceração por conta da lesão e reposto o olho apesar de perder a visão .

De acordo com a oftalmologista , o  olho esquerdo  está a salvo sem alguma lesão, pois teve  apenas um acúmulo de sangue e rapidamente  foi  feita uma lavagem ocular.

Os médicos chamaram a atenção das pessoas pelos actos de  crueldade a que se submetem , acrescentando que o Hospital  Josina Machel tem recebido muitos casos de ferimento por armas brancas.

O jovem explicou que tudo ocorreu quando tentou acudir o seu irmão  envolvido em uma briga com um amigo, mas infelizmente foi bruscamente atingido por uma faca no olho.

O paciente disse sentir-se bem , sem muitas dores e agradeceu a equipa médica que o socorreu e esperar melhorar rapidamente para  voltar à sua província. EVC/ART





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+