Ndalatando - Um cidadão morreu e quatro ficaram feridos na colisão de motorizada e um camião, na manhã de hoje (quinta-feira), na localidade de Bebe Água, arredores de Ndalatando, no município de Cazengo, Cuanza Norte.
O motociclo, que transportava 12 passageiros com destino a campos agrícolas, colidiu com o camião proveniente de Luanda, tendo a acção causado a morte no local do mototaxista de 29 anos de idade.
Em declarações à imprensa, uma das sinistradas, Maria João, explicou que o acidente acorrido às 9h00, aconteceu de forma inesperada e tão rápido que nenhum dos condutores teve calma para evitar.
Quatro dos sinistrados foram tranportados ao hospital e segundo o responsável da secção de cirurgia do Hospital Provincial do Cuanza Norte, António Neto apresentam ferimentos ligeiros e estão a ser observados e assistidos por médicos especialistas.
No referido troço tem sido constante acidentes do género, envolvendo motorizadas de três rodas e viaturas.
Por falta de autocarros de transporte público na rota Cazengo/Cerca, os camponeses usam motociclos de três rodas.
O índice de sinistralidade rodoviária na província esta a aumentar nos últimos tempos, tendo as autoridades registados 276 acidentes de Janeiro a Novembro do ano em curso, mais 131 em relação ao mesmo período de 2021.
Os acidentes resultaram em 69 mortes (+26), 300 feridos (+133) e danos materiais avaliados em mais de 333 milhões de kwanzas. Entre as tipicidades dos acidentes, destacou o registo de 90 atropelamentos com 23 mortos e 67 feridos, despistes com 54 acidentes, 20 mortos e 59 feridos, colisões entre veículos e motociclos com 41 casos, sete mortos e 51 feridos e finalmente capotamentos com 31 ocorrências, sete mortos e 57 feridos.
Atravessado pela estrada nacional 230, o município de Cazengo com 114 acidentes está no topo do índice de sinistralidade rodoviária, durante o período em referência, sobretudo, por incumprimento das normas do Código de Estrada e mau estado técnico das viaturas.