Mbanza Kongo – A Polícia Nacional no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, deteve, no domingo, um cidadão nacional por ter disparado à queima-roupa contra o seu vizinho, por alegado desentendimento.
De acordo com o porta-voz da corporação no Zaire, intendente Luís Bernardo, o incidente ocorreu por volta das 14 horas, na aldeia de Kinzau, que dista a 15 km a Norte da cidade de Mbanza Kongo.
O acusado, identificado por Kivene Nzambe, recorreu a uma arma de fogo do tipo caçadeira e fez disparos que resultaram em ferimentos graves nas nádegas e nos membros inferiores do jovem Monokaka Mussa, de 23 anos de idade.
Luís Bernardo disse que os dois vizinhos já viham brigando há muito tempo, por motivos inconfessos, pelo que aproveitou a ocasião para apelar às famílias a optarem pelo diálogo para a resolução de qualquer diferendo.
Por outro, dois cidadãos nacionais foram detidos, segunda-feira, pela corporação na cidade de Mbanza Kongo, por posse de uma arma de fogo.
Os dois supostos marginais que se encontravam foragidos desde Setembro deste ano, por presumível roubo, foram detidos na sequência de uma micro-operação realizada pelos efectivos do Comando Municipal da Polícia Nacional em Mbanza Kongo, em parceria com os da Secção de Investigação de Ilícitos Penais, no bairro Martins Kidito.
Conhecidos por Medina e De Pieta, os suspeitos, de 18 e 21 anos de idade, foram encontrados em posse de uma arma de fogo do tipo pistola, modelo Macarof.
Os implicados serão apresentados nos próximos dias ao Ministério Público, para os devidos procedimentos. JL