Menongue - Dois mil 475 jovens, dos mais de cinco mil inscritos inicialmente, concluíram com êxito o ciclo formativo 2024 na província do Cuando Cubango, através dos centros locais do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).
Os jovens finalistas, dos quais 692 do sexo feminino, foram formados nas especialidades de contabilidade, cabeleireiro, manicure e pedicure, alvenaria, ladrilho, gestão de cantina, massagem e estética, serralharia, pintura e estuque, agricultura, mecânica, montagem de antena parabólica.
Os dados foram avançados hoje, quarta-feira, em Menongue, capital do Cuando Cubango, pelo chefe dos serviços provincial do INEFOP, Xavier Chicuata, no acto de encerramento do ciclo formativo 2024.
A província do Cuando Cubango possui centros de formação nos municípios de Menongue, Cuchi e Cuito Cuanavale, assegurados por 25 formadores. Há ainda uma outra infra-estrutura no Cuangar, já inaugurado, mas sem o efectivo arranque na formação, por questões técnicas.
Existe igualmente um número não especificado de centros privados, que neste ciclo formativo colocaram no mercado de trabalho 267 jovens, destes 70 são mulheres.
Xavier Chicuata informou, na ocasião, que o Governo do Cuando Cubango, em parceria com o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), criou condições, no ciclo formativo 2024, de 76 bolsas de formação profissional por via do CINFOTEC-Huambo.
No acto, a vice-governadora do Cuando Cubango para o sector Político, Social e Económico, Helena Chimena, referiu que a formação técnico e profissional contribui directamente para o fortalecimento da economia, a redução das desigualdades e a promoção da inovação.
Segundo a vice-governadora, é nesse espírito que o Executivo tem investido na expansão da oferta formativa, por meio da construção, requalificação e modernização de centros de formação, escolas rurais de capacitação, centros integrados de formação tecnológica e pavilhões de formação profissional.
Durante o acto de encerramento, decorrido sob lema “Formação Profissional Moderna e Inclusiva: A Chave para o Desenvolvimento do Capital Humano”, foram entregues certificados de mérito aos 76 jovens formados no CINFOTEC-Huambo. ALK/FF/PLB