Lobito - Um ciclo de formação dos quadros das administrações locais, com vista a melhorar as suas qualidades e competências, teve início, esta quinta-feira, na cidade de Benguela, soube a ANGOP.
O evento, promovido pela Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), tem como lema: "O plano Director municipal e o seu impacto na gestão dos órgãos da administração local".
Em declarações à imprensa, a Presidente do Conselho de Administração da ENAPP, Sandra Alves, disse que o evento foi lançado no dia 22 de Outubro em Luanda e vai decorrer nas dezoito províncias do país, até o dia 10 de Dezembro.
"Durante os seminários, serão identificadas algumas características necessárias ao gestor público municipal para actuar de forma eficiente, atendendo às exigências inerentes às reformas da administração pública, bem como para actuar sem incorrer em ilegalidades ou cometer crimes que possam prejudicar o município e a si mesmo", informou.
A PCA acrescentou que se vai reforçar a capacidade institucional da ENAPP, de maneira a melhor cumprir a sua missão de formação e capacitação dos quadros das administrações locais do Estado, fortalecendo os centros regionais de formação como repositório de boas práticas na área de capacitação para a governação local.
"Estamos a acompanhar as politicas do Executivo, nomeadamente o processo da divisão administrativa que vai ser efectivada em Janeiro de 2025", pontualizou.
"Isto é uma preparação daquilo que vamos viver e também no futuro com as autarquias", comentou.
Questionada sobre assuntos pontuais do seminário, afirmou que estão relacionados com os procedimentos ao processo de contratação pública e gestão administrativa, como o Plano Director dos municípios.
Segundo ela, a solução da problemática da construção desordenada dos bairros passa pela elaboração do Plano Director.
"Assistimos a visita do Presidente da República ao Hospital do Cuanza-Sul e incluimos na nossa formação a gestão hospitalar", revelou.
Para Sandra Alves, é necessário que os gestores saibam cuidar dos meios que dispõem.
Relativamente ao mau atendimento de funcionários públicos aos utentes, afirmou que é uma missão árdua. Consta da formação da ENAPP, mas avisou que é um processo, cujo treinamento deve ser diário.
Na qualidade de representante do Governo Provincial de Benguela, a vice-governadora para a área política, económica e social, Katia Cachuco, caracterizou o evento como sendo de "capital importância" devido ao processo de transferência de competências que tem sido passado pelos vários departamentos ministeriais às administrações municipais.
"Vivemos tempos muito desafiantes, mas não podemos perder o foco em servir com excelência o nosso utente, garantindo o crescimento das nossas instalações", alertou.
Disse ainda que a formação profissional permite assegurar aos formandos ferramentas necessárias para uma rápida adaptação, de modo a alcançar os resultados desejados, aprendendo soluções dentro das metodologias adequadas para a realização das políticas públicas locais.
Apelou aos formandos dedicação e que explorem todas as disponibilidades dos formadores.
"Dissipem todas as dúvidas e não cativem conhecimento, pois, têm a responsabidade de disseminá-los e formar quadros que não tiveram a possibilidade de participar na formação geral de todos os sectores profissionais da administração local", sugeriu.
A ENAPP é uma instituição superintendida pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, com atribuições nos domínios da formação, pesquisa e consultoria, tendo em vista a elevação da qualidade dos serviços prestados pelo sector administrativo e empresarial público e privado. TC/CRB