Ondjiva - O representante do Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA) no Cunene, João Gimbi, incentivou hoje, domingo, os pais a apostarem na boa educação dos filhos, para afirmarem-se na sociedade.
Em declarações à ANGOP, a propósito da comemoração do 19 de Março, Dia do Pai, João Gimbi disse que os pais devem orientar e ensinar os filhos dentro da própria família.
"Em função do seu importante papel, procurem ter tempo para passarem a transmitir os princípios de cidadania, assim como um acompanhamento adequado para serem bem sucedidos”, afirmou.
O reverendo afirmou que existem alguns homens que não acompanham os filhos e outros abandonam os lares, o que entende ser um mau exemplo de pai, na qual a igreja condena.
Lembrou que esses pais, precisam reflectir seriamente e procurem transmitir às crianças valores que se adaptem a realidade de geração a geração, baseando-se sempre na palavra de Deus.
Dados do Instituto Nacional da Criança (INAC) no Cunene, indicam que em 2022, registaram 77 casos de violência contra menores, desde física, sexuais, abandonos.
Se comparado com o período homólogo, houve mais oito casos, ou seja, um ligeiro.
No mesmo ano, notificou-se dois mil 231 casos de gravidez precoce, envolvendo meninas dos 12 aos 17 anos, contra mil 665 do igual período anterior.
A instauração do Dia do Pai teve origem nos Estados Unidos da América, em 1909.
Reza a história que Sonora Luise, filha de um militar, resolveu criar o Dia dos Pais motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart.
A festa foi ficando conhecida em todo o país e em 1972 foi oficializada. PEM/LHE/NE