Ondjiva - O representante do Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA) na província do Cunene, João Gimbi, apelou hoje, terça-feira, em Ondjiva, às famílias a partilharem com os mais necessitados.
Em declarações à ANGOP, por ocasião do 20 de Dezembro, Dia Internacional da Solidariedade, João Gimbi, disse que as famílias que têm muito para comer, devem partilhar com aquelas que não têm quase nada, neste período de Natal e passagem do Ano Novo.
“Existem muitas pessoas carentes e sem possibilidade de ter dinheiro para comprar algo para comer, os que tiverem um quilo de arroz, açúcar, fuba e óleo alimentar, devem doar ao próximo, é uma demonstração prática do amor e solidariedade”, afirmou.
O religioso incentivou os cristãos a serem os primeiros a tomarem a iniciativa solidária, para alegrarem o coração das famílias sem possibilidade de partilharem uma refeição diferente e saudável na quadra festiva.
Pediu ainda às famílias a criarem poupança, para suportarem o mês de Janeiro, que tem sido complicado para muitos.
João Gimbi sublinhou que durante esta fase, as igrejas vão reforçar as acções de sensibilização sobre a moralização da sociedade, no sentido de prevenir as práticas menos boas nas comunidades.
O Dia Internacional da Solidariedade Humana, comemorado anualmente a 20 de Dezembro, foi implementado pelas Nações Unidas em 2005.
Tem como principal objectivo reconhecer o valor universal da solidariedade, e incentivar os Estados membros a formular e a compartilhar estratégias de redução da pobreza no mundo.