Mbanza Kongo - Três pessoas morreram e uma ficou ferida em consequência das chuvas, que nos últimos dias caíram sobre a província do Zaire, soube esta terça-feira a ANGOP.
A informação foi avançada à imprensa, pelo segundo comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros no Zaire, Eduardo Matumona Kiangebeni, no acto de abertura da Semana Nacional de Prevenção, ocorrido segunda-feira.
De acordo com o responsável, as mortes ocorreram nos municípios do Tomboco e Soyo, cujas vítimas foram crianças menores de 15 anos de idade.
Esclareceu que a morte acorrida na comuna do Kinzau, município do Tomboco, aconteceu quando as crianças estavam em sala de aula, tendo sido surpreendidas por uma chuva torrencial acompanhada de fortes ventos que arrasou o tecto da referida instituição escolar.
Em relação à tragédia do município do Soyo que vitimou duas crianças, o segundo comandante dos bombeiros informou que esta aconteceu quando as mesmas se encontravam a tomar banho na chuva e, inesperadamente, afogaram-se num buraco de água.
Desde Novembro à presente data, as chuvas na província do Zaire já destruíram 15 residências e deixaram 108 outras inundadas, nos municípios do Soyo e Tomboco.
Fez saber que para acudir as famílias sinistradas, a Comissão Provincial de Protecção Civil no Zaire, procedeu, na primeira quinzena deste mês, à distribuição de 241 folhas de chapas de zinco às famílias afectadas pelas enxurradas na vila fronteiriça do Nóqui.
Referiu que a comissão apoiou, também, com valores pecuniários (não especificados), os funerais dos três menores mortos pela chuva nos municípios do Tomboco e Soyo. DA/JL