Dundo - Quinze pessoas morreram na província da Lunda-Norte, em consequência das chuvas torrenciais que caíram na região nos últimos dois meses.
A informação foi prestada esta segunda-feira, pelo segundo comandante Provincial dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros na Lunda-Norte, Felismino Iambo, quando falava à imprensa a propósito dos danos das últimas chuvas.
Esclareceu que das 15 mortes, nove foram provocadas por relâmpagos, três por queda de uma árvore e igual número por deslizamento de terras.
Disse que o fenómeno afectou 231 residências, sendo 198 com danos ligeiros e o restante das casas destruídas, deixando famílias ao relento.
Realçou que os municípios do Chitato, Cuango, Lucapa e Cambulo foram os mais prejudicados, pelas últimas chuvas, por terem o maior número de pessoas a viver em zonas de riscos, apesar das sucessivas campanhas de sensibilização, em relação aos perigos em construir em locais impróprias.
Acreecentou que só no Chitato, por exemplo, existem mais de 30 zonas consideradas de risco e que hoje já registam construções, apelando aos órgãos afins no sentido de imprimirem rigor no combate à esta prática. HD