Caxito – Cento e vinte famílias do município do Bula Atumba, província do Bengo, num total de mais de 600 pessoas, ficaram desalojadas em consequência das fortes chuvas que causaram a destruição das suas residências.
A informação foi prestada hoje, segunda-feira, em Caxito, pelo administrador municipal do Bula Atumba, Joaquim Cangulo, sublinhando que grande parte das moradias ficou sem o tecto.
O responsável, que falava à imprensa, referiu que as chuvas torrenciais causaram ainda prejuízos no posto médico e danificaram os medicamentos.
Joaquim Cangulo disse ter contactado os Gabinetes provinciais de Acção Social, Família e Igualdade do Género e da Saúde para apoiar as populações afectadas com colchões, roupas usadas, chapas de zinco, bens alimentares e medicamentos diversos.
Referiu que o município do Bula Atumba dispõe de um plano de contingência que visa a melhoria das vias de acesso e mobilização dos munícipes para não construir em zonas de riscos.
A nível do município do Bula Atumba estão identificadas três zonas de risco, nas localidades do Kiage, Lumbige e Caculo Caenda.
A comandante provincial de Protecção Civil e Bombeiros, Subcomissário Ana Clarisse João, disse que o plano de emergência, prevenção, mitigação e redução dos riscos de desastres para o ano de 2024/2025 é um documento que traz acções concretas para dar respostas a esse tipo de situações.
Reiterou o compromisso de sensibilizar as comunidades sobre os riscos de construir em zonas e riscos. FS/CJ/PA