Saurimo – As fortes chuvas que se abateram no último fim-de-semana nos municípios de Saurimo e Muconda, província da Lunda-Sul, deixaram ao relento cerca de 25 famílias, após a destruição das suas residências.
A informação foi prestada hoje, quarta-feira, à ANGOP, pela chefe do gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do comando provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Belita Maria, sublinhando que as famílias afectadas residiam em zonas risco.
Disse que além de residências, as chuvas provocaram a destruição de duas igrejas em Saurimo, tendo apelado a população a observar as medidas de prevenção, evitando construções em zonas de risco.
Por outro lado, assegurou que a instituição, em parceria com as administrações municipais, estão a mobilizar recursos financeiros e bens materiais, para apoiar as famílias sinistradas.
Lembrou que que a província dispõe de um Plano de Acção de Emergência, coordenada pela comissão provincial da protecção civil, em coordenação com os gabinetes da acção social, agricultura, saúde, administrações municipais, educação, desenvolvimento integral, cuja missão é de mobilizar recursos para acudir diferentes calamidades.EM/JW /HD