Menongue - Sete pessoas morreram entre finais de Outubro e principio deste mês de Dezembro, nos municípios de Menongue, Mavinga, Dirico e Cuchi, província do Cuando Cubango, em consequência das chuvas.
Os dados foram apresentados hoje, quarta-feira, à ANGOP, pelo porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros do Cuando Cubango, Albano Cutarica, tendo referido que as chuvas causaram igualmente ferimentos a 21 pessoas.
Segundo o porta-voz, em consequências das chuvas, 685 pessoas ficaram desalojadas nos municípios acima mencionados, por destruição total de 137 residências e 178 outras danificadas, de forma parcial.
Explicou que as casas destruídas totalmente são as que tinham sido construídas com adobe e nas zonas de risco.
Informou que as famílias afectadas receberam, recentemente, das administrações dos referidos municípios, bens de primeira necessidade e outros, que estão a permitir assegurar assistência alimentar e acomodação, mesmo em casas de familiares.
Consta ainda dos danos, de acordo com Albano Cutarica, a danificação de 14 postos de baixa tensão, afectos à Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), nove igrejas, quatro escolas, entre outros, com prejuízos avaliados em dois milhões de kwanzas.
Sem precisar dados do igual período de 2022, o porta-voz admitiu ter havido uma tendência crescente de residências afectadas, vítimas humanas e danos materiais.
Aconselhou a população a evitar permanência, durante a chuva, em locais abertos, como matagais, terrenos baldios, lavras, quadras de jogos e zonas ribeirinhas, bem como abandonar zonas de riscos, acções que já têm sido desenvolvidas por efectivos dos bombeiros.
De referir que os bombeiros controlam, a nível do Cuando Cubango, mais de 12 mil famílias que vivem em zonas de risco, destas, seis mil estão localizadas em Menongue, sede capital da província. ALK/FF/PLB