Malanje- Uma menor de 8 anos de idade morreu hoje, sábado, no bairro Caiezo, nesta cidade, em consequência do desabamento de um muro de casa, provocado pela chuva, informou, a porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Júlia da Conceição.
A responsável, fez saber por outro lado, que as chuvas que se abateram nas últimas 48 horas provocaram ainda o desalojamento de 23 famílias, das quais 13 das localidades de Mulumbila e Quifucussa Banza (município de Kiwaba Nzoji) e 8 de Capanda (município de Cacuso).
Realçou que as enxurradas provocaram a destruição das residências dos referidos agregados, compostos por 111 pessoas, que nesta altura clamam por apoios.
Explicou que os dados são provisórios, na medida em que prosseguem os trabalhos de levantamento dos danos.
De acordo com a responsável, efectivos dos Serviços de Bombeiros desenvolveram trabalhos de sensibilização das famílias sobre as consequências da construção de moradias em áreas de risco, sobretudo em época chuvosa.
Entretanto, o vice-governador provincial de Malanje para o Sector Político, Social e Económico, Franco Mufinda visitou à família enlutada e garantiu apoios para a realização do funeral da vítima.
As chuvas dos últimos dois dias causaram ainda prejuízos nos bairros Cahala, Maxinde, Cangambo, Carreira de Tiro e Canâmbua.
Desde o dia 7 de Novembro, as chuvas já destruíram 3 mil e 30 casas, afectando igual número de famílias, com um registo de mais de dez mortes.NC/PBC