Huambo – Quarenta e sete casas foram destruídas, em consequência das fortes chuvas que caíram, nos últimos seis dias, nas comunas do Hengue e Luvemba, município do Bailundo, província do Huambo, soube hoje, segunda-feira, a ANGOP.
A informação consta no relatório de balanço provisório do Comando do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros no Huambo chegado à ANGOP, sobre as consequências da época chuvosa, iniciada a 15 de Agosto último.
De acordo com o documento, do incidente não se registou vítimas humanas, apenas danos materiais não avaliados em Kwanzas.
A adianta que das 47 casas de construção precárias, 40 desabaram e sete ficaram sem cobertura, para além de uma igreja.
De lembrar que a Delegação do Interior na província do Huambo promove, desde Setembro último, uma campanha de comunicação e informação sobre a redução de riscos e desastres naturais, com o objectivo de sensibilizar a população sobre as medidas adoptar antes e durante as chuvas.
Acção visa, igualmente, educar e sensibilizar as comunidades antes, durante e depois da ocorrência de eventos diversos e, sobretudo, aumentar o conhecimento destas para a percepção dos alertas e riscos eminentes para auto-protecção em situações de emergência.
Situada no Planalto Central de Angola, com uma área de 35.771 quilómetros quadros, vivem na nesta província, cujo período chuvoso do ano dura, aproximadamente, nove meses, de 15 de Agosto a 15 de Maio, mais de dois milhões 700 mil habitantes, distribuídos pelos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma. VKY/ALH