Luena - Cinquenta e seis pessoas ficaram desabrigadas, em consequências de fortes chuvas registadas na província do Moxico, nos últimos dias, soube, esta quinta-feira, a ANGOP.
De acordo com uma nota de imprensa, do gabinete provincial de Comunicação Institucional e Imprensa da delegação do Interior, a que a ANGOP teve acesso, os municípios de Camanongue e Leua foram as regiões mais afectadas pelas chuvas, acompanhadas de fortes ventos.
As constantes chuvas que se tem registado nesta região fizeram surgir uma ravina, em estado de progressão, que ameaça destruir uma estrada que foi asfaltada recentemente, no bairro Santa Rosa, arredores do Luena, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
A ANGOP constatou que a referida ravina, que progride no sentido sul e norte, evoluiu significativamente, estando a cerca de sete metros da estrada asfaltada.
A referida ravina beneficiou, em 2021, de trabalhos paliativos de estancamento, não tendo sido concluídos, resultando a sua reabertura e surgimento de novas ramificações.
Em declarações à ANGOP, o administrador-adjunto do município do Moxico para a área técnica, Aquino Calala, disse que o fenómeno é do domínio da Administração Municipal, que, em coordenação com Governo Provincial, prevê o estancamento da erosão.