Mbanza Kongo – Mais de 60 pessoas encontram-se ao relento no município do Cuimba, província do Zaire, em consequência da destruição das suas residências pela chuva que na segunda-feira caiu sobre a localidade.
A informação foi prestada hoje à ANGOP, pela directora municipal da Acção Social, Antigos Combatentes, Turismo, Cultura, Juventude e Desportos, Tusamba Matondo.
De acordo com a fonte, a chuva destruiu 46 residências, uma escola de 12 salas de aula e duas igrejas, bem como provocou ferimentos a cinco cidadãos.
Apontou os bairros 10 de Dezembro, Tomboco, Kitadila e Terra nova como os mais fustigados pela chuva acompanhada de fortes ventos e trovoadas.
Tusamba Matando informou que o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros prossegue com os trabalhos de levantamento para avaliar os prejuízos provocados pela intempérie.
Em relação à assistência aos sinistrados, a directora fez saber que estes poderão ser apoiados com alguns materiais de construção, com realce para chapas de zinco para a reconstituição das suas moradias.
“Depois do levantamento, a Administração Municipal do Cuimba remeterá o relatório à Comissão Provincial de Protecção Civil, que, por sua vez, deverá se pronunciar sobre os apoios a prestar aos sinistrados da chuva”, explicou.
A sede municipal do Cuimba dista a 62 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo e tem uma população estimada em mais de 48 mil habitantes. JL