Malanje- Quinhentos e 49 engenhos explosivos não detonados, com destaque para minas, foram destruídos hoje, sexta-feira, na localidade de Cambaxi, pelo Departamento Provincial do Centro Nacional de Desminagem de Malanje.
Trata-se de 22 minas anti pessoal e quatro anti tanque, 78 projécteis de diversos calibres, cinco granadas de mão, bem como 424 munições, quatro armas de fogo do tipo Akm em estado obsoleto, entre outros.
Na ocasião, o chefe de Departamento do Centro Nacional de Desminagem em Malanje, Domingos Diogo Vicente disse que os engenhos foram removidos durante trabalhos pontuais de desminagem na província e ao da linha de transporte de energia eléctrica no percurso Malanje ao município de Xá-muteba (Lunda Norte).
Precisou que fruto da desminagem mecanizada e manual efectuadas no período de Janeiro a presente data, foram livres 13 milhões, 799 mil e 429 metros quadrados, numa extensão de 198 quilómetros e 736 metros.
Realçou que os trabalhos na linha de transporte de energia prosseguem, com vista a desactivação de eventuais minas e prevenção de acidentes.
Por outro lado, o responsável deu a conhecer que em 2023 e ao longo deste ano, não se registaram acidentes com minas, fruto das campanhas de sensibilização sobre o não manuseio de objectos estranhos e denúncia dos mesmos junto dos órgãos de desminagem e outros.
Disse que nesta vertente, durante o ano em curso, foram sensibilizados e dadas instruções sobre riscos de minas, a seis mil e 102 populares, em 96 localidades dos catorze municípios da província.
Actualmente O Departamento Provincial do Centro Nacional de Desminagem de Malanje, conta com 10 sapadores, para além de três máquinas de desminagem do tipo hitachi, com capacidea de 15 mil metros quadrados cada, por dia. NC