Caála - Cento e 45 crianças ingressaram, domingo, nas fileiras da Organização do Pioneiro de António Agostinho Neto (OPA) na província do Huambo, durante o acto comemorativo do 61º aniversário da institucionalização da agremiação, soube a ANGOP.
Trata-se de menores dos oito aos 15 anos de idade, que se juntam aos 16 mil pioneiros, enquadrados em 365 cantinhos de amizade dos 11 municípios desta região do Planalto Central do país.
Na ocasião, o administrar do município da Caála, Rúben Isaías Etome, disse que o ingresso destas crianças na OPA, enquanto organização social, reforça o viveiro dos futuros servidores da Pátria angolana.
Por este motivo, desafiou a OPA para intensificar os valores educativos, patrióticos, culturais, humanitários, filantrópicos e de protecção dos bens públicos, em coordenação com os pais, encarregados de educação e a sociedade, em geral.
Destacou a reflexão conjunta sobre a necessidade de readaptar estes valores aos desafios contemporâneos, com foco na promoção do desenvolvimento de uma consciência colectiva sobre a defesa dos interesses da criança angolana.
Todavia, reafirmou o empenho do Governo da província do Huambo, em particular da Administração do município da Caála, no cumprimento dos 11 compromissos de protecção à criança, no quadro da Municipalização da Acção Social.
Explicou que a Municipalização da Acção Social está relacionada com a melhoria das condições de ensino/aprendizagem, o acesso ao registo de nascimento, a atribuição de Bilhete de Identidade, entre outras actuações.
“Manifestamos o mais vivo interesse em ver as crianças crescerem e actuarem à luz de um campo de convivência social em que predomina a cidadania, o amor à pátria, aos estudos, à natureza e outros valores determinantes numa nação salutar”, salientou.
Por sua vez, a responsável da OPA na província do Huambo, Clementina Cândido, valorizou o facto de os pais e encarregados de educação permitirem o rejuvenescimento da organização social.
Lembrou que a Organização de Pioneiros António Agostinho Neto é uma estrutura não-governamental e apartidária, fundada a 1 de Dezembro de 1963, com o objectivo de capacitar os menores em termos dos valores patrióticos, sócio-culturais e filantrópicoss, para além da promoção de actividades recreativas e desportivas.
Decorrida de 25 de Novembro à presente data, a jornada nacional do Pioneiro António Agostinho Neto foi comemorada sob o lema “ Vamos aprender as boas maneiras e os bons hábitos”. MLV/ALH