Cuito - O secretário de Estado da Educação para o Pré-escolar e Ensino Primário, Francisco Pacheco, pediu, esta sexta-feira, na cidade do Cuito, província do Bié, a participação activa de toda a população, para o êxito do Censo Geral da População e Habitação/2024, que arranca a 19 de Julho próximo.
Francisco Pacheco falava durante uma sessão de esclarecimento do Censo aos membros da sociedade civil biena, promovida pelo Executivo.
O responsável exortou também a comunicação social a continuar a desempenhar o seu papel na formação e informação da opinião pública angolana, esclarecendo aos cidadãos a importância de que se reveste este evento, de modo a atingir os objectivos preconizados pelo Governo.
O secretário de Estado realçou que Censo Geral da População e Habitação permite ao Executivo materializar, com êxito, as políticas públicas das áreas da educação, saúde, economia, energia, águas, estradas, agricultura, indústria, comércio, entre outras.
Durante a sessão, os participantes abordaram matérias como conceito de Censo, objectivos, histórico da realização em Angola, importância, momento censitário, comunicação, o que se espera da comunicação social, resultados, entre outros temas.
Estiveram presentes na acção formativa com membros de igrejas, autoridades tradicionais, efectivos das FAA, do Ministério do Interior, professores, analistas, comentadores e jornalistas.
O acto contou ainda com a presença do vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas da província do Bié, Edgar Hilário.
O Bié contará com cinco mil e 423 agentes de campo, entre recenseadores, supervisores, assistentes administrativos e técnicos.
O Censo Piloto promovido pelo INE, em 2023, em sete regiões do país, nomeadamente Bengo, Cuando Cubango, Cunene, Luanda, Lunda Norte, Uíge e Bié, permitiu recensear, nesta última província, mil e 300 agregados familiares em duas comunas: Cachingues (Chitembo) e Cuanza (Camacupa).
No mesmo período, os inquisidores recensearam também nestas localidades mil e 400 habitações em cada uma delas.
O Censo Geral da População e Habitação arranca a 19 de Julho, em todo país.
Angola realizou o último censo da população e habitação em 2014, em que a província do Bié catalogou um milhão 455 mil 255 habitantes.JEC/PLB