Huambo – O secretário do Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA) na província do Huambo, reverendo Euclides dos Santos, defendeu, esta quarta-feira, a criação de rubricas nas escolas, espaços de cultos ou missas sobre o Censo-2024.
Em declarações à ANGOP, a propósito do Censo Geral da População e Habitação, a decorrer de 19 de Julho a 19 de Agosto próximo, sob o lema “Juntos contamos por Angola”, disse ser importante exortar os cidadãos nas igrejas, escolas do ensino geral e superiores, sobre as vantagens do processo para a melhoria das políticas públicas.
O religioso frisou que os templos e as paróquias, enquanto locais de muita concentração populacional, precisam ajudar o Estado angolano nas pregações e sermões, para além de encontrarem espaços de até 10 minutos, para sensibilizar a população a aderir ao Censo-2024
Entende que estas rubricas podem ser espaços para municiá-los com informações pertinentes sobre o processo censitário, com o objectivo de serem capazes de aconselhar os vizinhos e familiares nos bairros e zonas de origem.
Referiu que, nestes dias até ao início do Censo, a sensibilização precisa ser intensificada, para que nenhum cidadão tenha qualquer dúvida sobre quem deve ser recenseado, quais sãos as características do processo, os dados necessários e todos os passos da recolha das informações pelos agentes de campo.
Para tal, o reverendo disse ser importante traduzir e distribuir cartilhas em línguas nacionais de todas as regiões do país, para que as informações cheguem até ao último cidadão das aldeias recônditas.
Pediu para que as famílias atendem condignamente os agentes censitários e a prestarem todas as informações a serem solicitadas, para além de saberem sobre a uniforme que os agentes deverão utilizar: chapéus, colectes, camisolas, agenda, passe e mochilas.
Para o êxito do processo na província do Huambo, deverão ser recrutados sete mil 579 agentes de campo, nomeadamente dois provinciais, 11 municipais, 37 comunais e 688 locais, para cobrir as oito mil 578 secções censitárias identificadas nos 11 municípios que compõem esta região do país.
Segundo as previsões do INE, deverão ser recenseados na província do Huambo dois milhões, 830 mil 415 habitantes, distribuídos pelos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.
O Censo Geral da População e Habitação 2024 será o terceiro na história do país, sendo o primeiro realizado em 1970, cinco anos antes da Independência Nacional, proclamada a 11 de Novembro de 1975, enquanto o segundo decorreu em 2014. ZZN/JSV/ALH