Cuito - O bispo da Diocese do Cuito/Bié, dom Vicente Sanombo, pediu hoje, na cidade do Cuito, uma conduta exemplar das famílias, sobretudo na abertura aos recenseadores, visando o êxito no Censo Geral da População e Habitação.
Falando aos jornalistas locais, após manter um encontro de cortesia com a governadora da província do Bié, Celeste Adolfo, destacou a importância que este processo joga no país, solicitando o contributo das famílias na abertura e fornecimento de dados correctos aos recenseadores.
Dom Vicente Sanombo sublinhou ainda que dados irão permitir que o Executivo implemente políticas públicas com base na realidade de cada comunidade, de modo a melhorar significativamente o bem-estar das populações.
A decorrer sob o lema “Juntos contamos por Angola”, o Censo é organizado pelo Governo angolano, através do Instituto Nacional de Estatística (INE), e teve início no dia 19 deste mês com duração de trinta dias.
Para este processo, o Bié conta com cinco mil 93 agentes de campo.
Angola realizou o último Censo da População e Habitação em 2014, no qual a província do Bié catalogou 1. 455. 255 habitantes.
Bispo quer mais aposta no sector social
Dom Vicente Sanombo defendeu a necessidade do Governo da Província do Bié apostar mais no sector social, visando melhorar cada vez mais as condições de vida das populações locais.
Sublinhou ser necessário as autoridades manterem o foco na construção de mais escolas, unidades sanitárias, agricultura, infra-estruturas, entre outras.
Vicente Sanombo acrescentou ser preocupante e prioritário a aposta na redução da fome e da pobreza que assolam as famílias vulneráveis desta região, bem como a situação de crianças fora do sistema de ensino, estimada em mais de cem mil.
Por outro lado, reiterou o contributo da Igreja Católica na resolução destes e vários problemas sociais que afligem as comunidades, assim como o fortalecimento da parceria entre o Governo e esta denominação religiosa. JEC/PLB