Caxito - Cinco dos seis municípios da província do Bengo têm o processo censitário concluído, perfazendo um total de 20 comunas das 23 existentes.
Trata-se dos municípios do Ambriz, Bula Atumba, Dembos, Pango-Aluquém e Nambuangongo, estando em falta três comunas do município do Dande.
Em declarações hoje, terça-feira, à ANGOP, o director do gabinete provincial do Instituto Nacional de Estatística (INE), João Baptista fez saber que o censo na província do Bengo está a correr bem, já fecharam cinco municípios, faltando apenas as comunas do Úcua, Barra do Dande e Caxito, do município do Dande.
Informou que até o final de semana deverão encerrar o processo na província, tendo em conta que os trabalhos estão a decorrer a bom ritmo, depois de se ter registado algum cepticismo da população no início dos trabalhos.
Lembrou que o processo tem duas etapas, sendo a primeira a listagem das casas, com colocação das etiquetas nas habitações, e depois a entrevista onde os cidadãos devem prestar toda a informação necessária para a conclusão do processo.
No Bengo estão disponíveis 20 viaturas para 1.654 agentes, entre recenseadores e supervisores, que trabalham em 1.207 secções censitárias nos seis municípios da província (Dande, Ambriz, Pango Aluquém, Nambuangongo, Dembos e Bula Atumba).
Trata-se do segundo recenseamento geral num espaço de 10 anos, no país, após o Censo de 2014 que apurou mais de 25 milhões de habitantes, organizado pelo Governo angolano por intermédio do Instituto Nacional de Estatística (INE). PA