Dundo – O reitor da Universidade Lueji A’nkonde, Alfredo Manuel, afirmou esta terça-feira, que o Recenseamento Geral da População e Habitação, em curso no país, vai permitir o real diagnóstico do sector da Educação, em termos de infra-estruturas e quadro docente e ajudar o Executivo a rever o orçamento para as melhorias que se impõem.
Em declarações à imprensa, após o seu registo, Alfredo Manuel sublinhou que com o Censo, o Executivo terá informações detalhadas sobre o número real de cidadãos fora do ensino, em todos os níveis, e definir políticas para inverter o quadro.
Realçou que o processo vai igualmente permitir ao governo, saber da necessidade formativa de cada província, em termos de especialidades, sobretudo no ensino técnico e superior, com vista a dar respostas ao mercado do emprego.
Para tal, apelou a população no sentido de colaborarem no processo, dando informações reais da sua condição socioeconómica.
Apelou aos recenseadores no sentido de continuarem a exercer as suas tarefas com responsabilidade, rigor, sigilo e patriotismo.
Na província da Lunda-Norte 2.406 agentes de campo asseguram o processo que prevê registar um total de um milhão, 153 mil e 60 habitantes, contra as 862 mil e 566 pessoas do Censo de 2014.
Foram catalogadas 1.930 secções censitárias nos dez municípios da província (Chitato, Cambulo, Cuango, Cuilo, Capenda-Camulemba, Caungula, Lubalo, Lucapa, Lóvua e Xá-muteba). HD