Menongue - O director provincial do Instituto Nacional de Estatística (INE) no Cuando Cubango, Rúben Nunes, realçou hoje a necessidade de uma maior envolvência das instituições estatais, privadas e da sociedade civil, para o êxito do Censo Geral da População e Habitação.
A iniciar-se no dia 19 de Julho próximo, em todo país, o responsável chamou a atenção para a contínua divulgação da importância da participação dos cidadãos neste evento.
Rúben Nunes falava à imprensa sobre as condições que estão a ser criadas para o processo do Censo 2024, nessa região.
Informou que, neste momento, decorre o processo de disseminação da importância do Censo 2024, através dos Assistentes Técnicos Municipais e Comunais, com a finalidade de possibilitar que a tarefa decorra sem sobressaltos, cumprindo com o lema “Juntos contamos para Angola”.
Ruben Nunes informou que, para o Cuando Cubango, estão disponíveis dual mil 198 duas vagas para os agentes de campos recenseadores, técnicos, entre assistentes municipais e comunais, informáticos, cartográficos e motoristas, cujos testes de admissão irão decorrer entre 21 a 23 deste mês.
Reiterou que, para os municípios do interior do Cuando Cubango com difícil acesso, o processo contará com o apoio da Comissão Nacional Multissectorial, onde integram as Forças Armadas Angolanas (FAA), que irão disponibilizar meios de transporte aéreos para abranger todos os munícipes, a par da disponibilização, pelo INE, de viaturas e motorizadas para o efeito.
De referir que o Cuando Cubango, com uma superfície de 199.049 quilómetros quadrados, com uma população estimada em 535 mil 838 habitantes, segundo o Censo 2014, foi uma das províncias, a par as de Luanda, Bengo, Bié, Lunda-Norte, Cuando Cubango, Uíge e Cunene, que abrangeu no Censo Piloto, decorrido entre 19 de Julho e 5 de Setembro de 2023. ALK/FF/PLB