Luena - O governador do Moxico, Ernesto Muangala, apelou, hoje, à população para uma participação activa e patriótica no fornecimento dos dados solicitados pelos agentes, durante o Censo Geral da População e Habitação, com início no dia 19 do corrente mês em todo país.
Em declarações à imprensa, no final de uma visita de trabalho que efectuou na comuna do Muangai, a mais de 200 quilómetros da cidade do Luena, o governante reiterou que para o êxito do processo censitário, cujos dados facilitarão uma melhor planificação das Políticas Públicas no país, é necessária a participação e engajamento de todos angolanos.
Conforme Muangala, as igrejas, as autoridades tradicionais e a juventude devem desempenhar um papel preponderante para a fiabilidade dos dados censitários e o êxito do processo.
“Nesse dia, a população deve prestar todas as informações, respondendo às questões dos formulários que os técnicos irão apresentar”, reforçou.
Na mesma ocasião, o secretário comunal da UNITA no Muangai, Jeremias Camama, disse que o seu partido está a mobilizar os militantes, com vista à adesão ao Censo, reafirmando o compromisso de receberem os recenseadores nas residências.
Na província do Moxico, foram actualizadas duas mil 929 secções censitárias, durante o processo de actualização cartográfica que decorreu em todo território nacional.
Sob lema "Juntos contamos para Angola”, o Censo Geral de 2024 será o segundo após a independência, terceiro na história do país, depois dos realizados em 2014 e no período colonial, em 1970. MT/TC/YD