Huambo – O Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR) e o Instituto Superior Politécnico Sol Nascente (ISPSN) assinaram, esta quinta-feira, um protocolo de cooperação para capacitação dos estudantes, docentes e pessoal técnico-administrativo em cursos de curta duração.
A parceria foi rubricada pelo director-geral do CEFOJOR, Ikuma Bamba, e pelo presidente do ISPSN, Eliseu Chipaco, numa aliança entre o ensino superior e a formação profissional, para promover iniciativas conjuntas que fortalecem o desenvolvimento académico e a capacitação técnica
Paralelamente, o CEFOJOR-Huambo assinou, também, outro acordo de cooperação com o Instituto Politécnico Privado Integrado do Huambo (IPPIH) para ministrar aulas práticas e estágios aos alunos do curso de Comunicação Social.
No final, em declarações à imprensa, o director-geral do CEFOJOR, Ikuma Bamba, disse serem acordos importantes, que representam o culminar de uma série de contactos realizados, em 2024, com instituições da província do Huambo que são uma mais-valia no domínio do ensino e não só.
Salientou que o objectivo é proporcionar benefícios à população da província do Huambo no domínio do ensino, tendo em conta que o CEFOJOR-Huambo tem condições para capacitar formandos em matérias teóricas e práticas.
Ikuma Bamba reiterou o compromisso do CEFOJOR na formação dos jornalistas e em outros campos do saber, pois o campo da comunicação social é abrangente, como as relações públicas, publicidade, marketing, cinema e outras competências, que visam reduzir os problemas de comunicação em todos os domínios.
Para tal, precisou que têm sido realizados cursos de elaboração de documentos oficiais, produção de relatórios e pareceres, atendimento ao público, entre outros transversais, que têm contribuído na melhoria da prestação do serviço público ao cidadão.
Informou que o primeiro curso técnico de jornalismo no CEFOJOR-Huambo vai iniciar, este ano, com características próprias e de elevado grau de rigor e exigência, que terá a duração de um ano.
Por sua vez, o presidente do ISPSN, Eliseu Chipaco, disse que a formação de quadros impõe a mobilização de sinergias para se capitalizar o que cada instituição tem de melhor para oferecer.
Indicou que o CEFOJOR tem uma vasta experiência na formação de quadros, com oferta formativa em cursos de curta duração, que vão ajudar a formação do capital humano do ISPSN, para além de capacitar os estudantes e docentes em matérias importantes sobre a rádio e a divulgação das investigações feitas nas comunidades.
Informou que com a cooperação assinada os estudantes terão a oportunidade de frequentar cursos em épocas de férias, que os ajudará a desenvolver outras habilidades e competências na área jornalística, apresentação de programas e a produção de conteúdos nas plataformas digitais.
Por seu turno, o director do IPPIH, padre Joaquim Tavares, referiu que a parceria foi rubricada em função das condições e equipamentos que o CEFOJOR-Huambo possui, para aperfeiçoar a prática dos conteúdos teóricos que os alunos de comunicação social aprenderam.
O CEFOJOR-Huambo, localizado no bairro Macolocolo, arredores da cidade do Huambo, assegura a formação nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Cinema, Publicidade e Marketing Digital.
Possui, entre outros, estúdios de TV, rádio e fotografia, assim como uma sala de imprensa, auditório, 16 salas de aula e uma biblioteca.
O Instituto Superior Politécnico Sol Nascente do Huambo, aberto em 2015, já licenciou três mil e 339 estudantes, nas áreas de Direito, Sociologia, História e Didáctica, Psicologia, Ciências Políticas e Relações Internacionais, Gestão de Recursos Humanos, Cardiopneumologia, Enfermagem Geral, Contabilidade e Finanças.
Já o Instituto Politécnico Privado Integrado do Huambo (IPPIH), em funcionamento desde 2020, tem matriculado no presente ano lectivo (2024-2025) 600 alunos, nos cursos de Recursos Renováveis, Electricidade, Electrónica, Mecatrónica, Informática, Contabilidade e Comunicação Social. ZZN/ALH