Menongue - O governador do Cuando Cubango, José Martins, afirmou, nesta terça-feira, que a política prevista para a cedência de terrenos infra-estruturados é um mecanismo eficaz para a prevenção do crescimento desordenado das cidades.
José Martins sinalizou esta política no sector da construção dirigida, em declarações à imprensa, no final da visita de campo às obras de construção da centralidade do Tucuve, em Menongue, com 212 apartamentos, e o projecto habitacional de 64 apartamentos.
Referiu que, a par dos projectos em cursos, o loteamento de terra com as devidas infra-estruturas vai permitir que mais jovens construam, seguindo padrões urbanísticos orientados, tendo anunciado, para o efeito, a existência, numa primeira fase e em Menongue, de 300 lotes já preparados para a distribuição.
Desta forma, reiterou o governador, o Governo Provincial estará a trabalhar no sentido de dar solução ao problema de habitação com que se depara a juventude e alguns profissionais de diferentes sectores.
Daí, recordou José Martins, em 2022 reiniciaram as obras da centralidade do Tucuve com bons níveis de execução física, para em pouco tempo estar ao serviço da comunidade, sobretudo da juventude.
Sobre o projecto de construção dos quatro edifícios para 64 apartamentos, cuja conclusão será com os recursos do PIIM, o governante reiterou que irá beneficiar a juventude e quadros que funcionam no Cuando Cubando e áreas administrativas dos órgãos do Estado que ainda encontram-se mal acomodados.
José Martins indicou que a parte térrea dos edifícios tem espaço para outros serviços, como escritórios e similares, mas que o desafio não é só atribuição das centralidades, mas conceder terrenos infra-estruturados a todos os cidadãos interessados para construírem as suas próprias habitações. MSM/ALK/PLB