Luena - A Comissão de Justiça e Paz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) reiterou, esta sexta-feira, no Luena, provincia do Moxico, a necessidade da promoção do valor do diálogo no país, como um pilar fundamental para o desenvolvimento de Angola.
Esta posição foi defendida pelo secretário desta comissão da CEAST, padre Celestino Epalanga, durante a abertura de uma conferência regional sobre "os desafios da construção da nação angolana: passado, presente e futuro".
Na ocasião, o sacerdote disse que a construção de uma sociedade justa e fraterna deve ser feita consoante a inclusão de todas franjas e organizações sociais do país.
Para o sacerdote, é necessário a promoção de debates para construção de um novo país, capaz de preservar a identidade nacional e romper com os óbstaculos politicos sociais e económicos para alcançar um desenvolimento integrado.
Numa altura em que o país se prepara para a realização das quintas eleições gerais, o responsável apelou para a necessidade das instituições primarem por uma condução do processo, que garanta lisura e transparência.
Durante a conferência, com duração de dois dias, vão ser abordadas temáticas sobre "os caminhos para a paz sustentável" e "os desafios para o desenvolvimento sustentável numa Angola em vias de desenvolvimento" e "os desafios da cultura numa Angola em reconstrução".