Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Cazenga emite titulos de direito de superfície

     Sociedade              
  • Luanda • Quarta, 19 Maio de 2021 | 21h37

Luanda- A administração municipal do Cazenga, em Luanda, procedeu nesta quarta-feira, ao lançamento oficial da emissão e entrega do direito de superfície para os detentores de residências, terrenos, estabelecimentos comerciais, industriais, hoteleiros e similares, com a entrega dos primeiros quatro documentos aos legítimos proprietários.

O acto, que aconteceu no Marco Histórico 4 de Fevereiro e testemunhado pelo vice governador da província de Luanda para o sector económico e produtivo, Lino  Sebastião,  tem como objectivo legalizar os imóveis dos munícipes  e possibilitar que  tenham  acesso ao crédito bancário, através da hipoteca dos seus bens.

A estratégia é garantir  segurança jurídica aos imóveis  dos munícipes e empresários, um procedimento que inclui medidas jurídicas, urbanísticas e sociais com a finalidade de integrar os assentamentos irregulares ao contexto legal das cidades.

O administrador municipal do Cazenga, Tomás Bica Mumbundo, disse ser necessário e  urgente  a desburocratização do processo de aquisição de terrenos e emissão de direito de superfície ou titulo de concessão aos cidadãos e empresas para garantir segurança jurídica, evitar conflitos, existência  de espaços com mais  de um legítimo proprietário, aumentar a colecta de receitas e facilitar o acesso ao crédito.

Esta semana, a administração municipal do Cazenga, através do Gabinete dos Transportes e Mobilidade, iniciou também  o licenciamento dos táxis, no âmbito do programa da descentralização dos serviços administrativos e tranferência de competências.

Os utentes devem desembolsar  37 mil Kwanzas para tratar a primeira via e 50 por cento para a  renovação da licença, devendo
 apresentar os  documentos da inspecção da viatura,  seguro, livrete, titulo de propriedade e carta de condução.

O administrador  municipal adjunto do Cazenga para área financeira, Osvaldo Custódio, disse que o  licenciamento do serviço de táxi vai ajudar no controlo efectivo do número de taxistas que existem no município  e melhorar na arrecadação de receitas para os cofres do Estado.

O director municipal dos transportes,  tráfego e mobilidade do Cazenga, Luís Casongo, esclareceu  que os taxistas que fazem o percurso inter-municipal devem fazer o licenciamento no Gabinete Provincial dos Transportes.

A Associação dos Taxistas no Cazenga controla aproximadamente  três mil e 16 taxistas.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+