Luanda – A administração municipal do Cazenga e a Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda (ELISAL) assinaram hoje, sexta-feira, um contrato para prestação de serviços de limpeza e gestão de resíduos sólidos urbanos.
A operadora ELISAL foi a vencedora do Concurso Público Simplificado, promovido pela administração do Cazenga, no âmbito da desconcentração dos serviços administrativos dos órgãos centrais aos locais do Estado.
O acto, que acontece no Marco Histórico dos Heróis do 4 de Fevereiro, resulta igualmente da municipalização dos serviços de limpeza e gestão de resíduos.
O contrato com duração de 36 meses está avaliado em cerca de seis mil milhões de Kwanzas para serviços de varredura de ruas, limpeza de Feiras e locais de eventos, recolha contentorizada, transporte e transferência dos resíduos até ao aterro sanitário dos Mulenvos, bem como a pré recolha e limpeza de valas e colectores.
Na ocasião, a governadora da província de Luanda, Ana Paula de Carvalho, disse que a gestão integrada, em vigor desde Abril de 2021, é um modelo que privilegia a participação activa e pontual das autoridades locais.
Adiantou que a fiscalização dos serviços de limpeza pública e gestão dos resíduos sólidos tem sido um dos maiores desafios que a província de Luanda enfrenta nos últimos anos.
Referiu que a assinatura entre a administração do Cazenga e a ELISAL vai permitir a intervenção pontual e imediata, sobretudo nas áreas de maior produção de resíduos urbanos.
Segundo a governadora, a gestão eficiente da limpeza nos municípios vai garantir uma melhoria dos indicadores em termos de saúde pública, redução da poluição ambiental e um território organizado e bonito.
Ana Paula de Carvalho fez saber que a participação de todos neste processo é indispensável, para tal urge a necessidade de envolver os munícipes nas campanhas de sensibilização ambiental, nos bairros, escolas e igrejas para deposição correcta dos resíduos, a preservação das valas de drenagem e das bacias de retenção das águas residuais.
Entretanto, o PCA da ELISAL, Gonçalves Imperial, disse que o município está reforçado com 16 camiões compactadores, 50 contentores, pás carregadora e giratória para a recolha do lixo numa extensão territorial de 46.832 quilómetros quadrados e uma população estimada em um milhão 470 mil 398 habitantes.
Disse existirem meios técnicos e humanos para prestar o serviço, assim como equipamentos suficientes para as necessidades que se impõem.
Recordou que a ELISAL ė uma empresa de limpeza dedicada a um segmento específico destes serviços paralelamente aos convencionais públicos adicionados ao saneamento básico, limpeza de sarjetas, valetas e valas.