Caxito – Catorze centralidades foram concluídas no país, entre Outubro de 2017 e Junho de 2022, colocando à disposição da população 39 mil e 51 unidades habitacionais.
Trata-se das centralidades do Zango 0 e Zango 5 (Luanda), Baía Farta, Luhongo e Lobito (Benguela), Andulo (Bié), Quibaula (Cuanza Sul), Caála e Halavala (Huambo), Quilemba (Huíla), 5 de Abril e Praia Amélia (Namibe), Luena (Moxico) e Quilomoço (Uíge).
No mesmo período, segundo o comunicado final do segundo conselho consultivo do Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território, foi concluída a construção de quatro urbanizações, que colocaram à disposição 2.098 unidades habitacionais, nas províncias de Luanda, Bié, Malanje e Moxico.
Foram, igualmente, infraestruturados 108 hectares em reservas fundiárias, alienados 32.073 imóveis habitacionais do Estado e disponibilizados 895 lotes em reservas fundiárias infraestruturadas.
O sector estabilizou 231,6 hectares de zonas com ravinas e 8,3 hectares de áreas de risco e deslizamento de terras.
Neste período, foram ainda asfaltados 1.707,11 quilómetros de estradas nos principais troços da Rede Nacional de Estradas e construídos e reabilitados 3.364 metros de pontes definitivas.
O ministro das Obras Públicas e Ordenamento do Território, Manuel Tavares de Almeida, referiu que durante o presente mandato, o Executivo concentrou os seus esforços na criação de infra-estruturas, particularmente no domínio rodoviário, para alavancar a economia, o desenvolvimento do sector privado, a produtividade e a competitividade nacional.
Centralidade do Bucula
Ainda nesta quinta-feira, o governante procedeu a entrega dos primeiros cem apartamentos T3, na centralidade do Bucula, ao Governo Provincial do Bengo.
A governadora da província, Mara Quiosa, referiu-se ao apoio recebido na construção das infraestruturas integradas de Caxito (fase 1), na reabilitação dos apartamentos, na Central de tratamentos de águas da Centralidade do Capari, na ponte do Quirindo e no fornecimento de Kits de conservação e manutenção de estradas.
A centralidade do Bucula dista cerca de 3 quilómetros da cidade de Caxito. Esta área habitacional terá um total de mil habitações, das quais 946 apartamentos, 30 moradias e 72 lojas.