Luena – A Fundação Brilhante disponibilizou 10 milhões e 800 mil Kwanzas para apoiar as mulheres em situação de vulnerabilidade no Moxico, no quadro de um programa denominado “Catoca Mulher Rural”.
O projecto, financiado por essa instituição que vela pela política social da ENDIAMA E.P, prevê apoiar 300 jovens mulheres que vivem e empreendem no meio rural, cuja actividade seja geradora de renda.
O processo de inscrições para acesso ao crédito à mulher rural decorre de 8 a 19 do corrente mês, sendo que cada uma das 300 mulheres vai receber 36 mil Kwanzas.
O mesmo é direccionado, exclusivamente, às pessoas que nunca beneficiaram de incentivo do Estado.
Em declarações à Angop, a directora do gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género no Moxico, Ester Vumbi Celestino, precisou que as vagas estão distribuídas por município, sendo que Alto Zambeze, Luchazes e Luau têm 35 lugares, Bundas e Cameia, 30, e Camanongue, Léua e Luacano, todos com 25, cada.
No município do Moxico (sede), por ser o mais populoso, estão disponíveis 60 vagas.
Entre os requisitos, Ester Vumbi Celestino destacou o factor idade (entre 18 a 20 anos), comprometimento de trabalhar e reembolsar o dinheiro.