Saurimo - Trinta toneladas de bens diversos foram doados domingo à população vítima da última chuva que se abateu no município do Luau, província do Moxico, uma iniciativa da Sociedade Mineira de Catoca.
Constam dos meios doados, produtos alimentares e materiais diversos, composto por arroz, leite em pó, feijão, farinha de milho, massa esparguete, conservas, sal, chapas de zinco, pregos, atados de roupas e calçados, mosquiteiros, detergentes, entre outros.
Em declarações hoje, segunda-feira, à ANGOP, o director-geral da Catoca, Benedito Manuel, afirmou que o gesto solidário resulta de uma solicitação feita pelo Governo Provincial do Moxico para acudir os munícipes com dificuldades, sobretudo dos bairros Kapango, Kalandanda, Kassange, Tchipatos, Retornado, Tchissengo, Kazela, Kanende, Fonte e Jika.
Fez saber que actos do género constituem motivo de orgulho da empresa que prima pelo bem-estar das populações, através da sua contribuição no desenvolvimento económico e social do país.
“Estamos profundamente comprometidos com o desenvolvimento económico e social do país de modo geral e das comunidades de modo particular, sobretudo nas províncias do Leste, onde temos a nossa base operacional e para onde dirigimos a maior parte da nossa vasta gama de projectos sociais”, enfatizou.
Localizada na província da Lunda Sul, a Sociedade Mineira de Catoca é a quarta maior mina do mundo, explorada a céu aberto, responsável por mais de 80% da produção de diamantes do país.
Hoje, com 26 anos de existência, Catoca é a empresa que mais gera empregos no sector privado das províncias da Lunda Sul, Lunda Norte e Moxico, gerando mais de cinco empregos directos e indirectos, um número que poderá subir com o início de exploração de outros projectos, previsto para os próximos anos.