Saurimo – A empresa diamantífera de Catoca procedeu hoje, quarta-feira, na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, à abertura da 24ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais (SIPAT-DP), com à protecção dos trabalhadores.
O evento tem a duração de três dias e os participantes debatem os temas "Como agir em equipa para o desenvolvimento do comportamento seguro", "A sinistralidade", "Contencioso rodoviário", "Saúde mental e dependência química", "Alimentação saudável e produtividade", "Variantes climatológicas das chuvas em Catoca", entre outros.
A directora do gabinete de qualidade de Catoca, Engrácia Soito, disse que o objectivo da semana interna de prevenção dos acidentes é o de sensibilizar os trabalhadores a pautarm pela segurança no local de trabalho, de modo a acidentes.
Acrescentou que a empresa mineira tem como prioridade a segurança dos trabalhadores, para uma melhor prestação de serviços, apesar de alguns acidentes serem ambulatórios.
Sublinhou que a segurança de trabalho serve para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores, bem como visa proporcionar um ambiente laboral saudável para que as tarefas sejam realizadas da melhor forma possível.
Participam do evento trabalhadores de Catoca e das empresas prestadoras de serviço.
De Janeiro até à presente data, Catoca registou 36 acidentes de trabalho sem vítimas mortais. EM/JW/ART