Menongue – As províncias do Cuando e Cubango registou 201 casos de violência doméstica, durante o ano de 2024, contra 303 de 2023.
Os números foram apresentados, nesta quinta-feira, pela responsável do centro de aconselhamento familiar do Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género no Cuando e Cubango, Maria Cambinda.
Segundo a responsável, a diminuição deveu-se às palestras realizadas nos municípios, unidades militares e policiais, escolas, igrejas, bem como a realização de mesas redondas para abordagens de género e encontros com a juventude e mulheres de diferentes estratos sociais.
Maria Cambinda afirmou que, dos casos registados, 69 foram resolvidos com sucesso, 20 terminaram em separação de casais de forma pacífica, dois enviados ao Serviço de Investigação Criminal (SIC) por agressão física e 12 enviados à Procuradoria-Geral da República, por falta de prestação de alimentos a menores
Dos registos, constam igualmente 13 casos enviados ao Departamento de Investigação e Ilícitos Penais (DIIP) por desobediência e 85 casos continuam pendentes.
Destacou entre os casos mais recorrentes o abandono familiar e a violência psicológica. ITH/FF/PLB